O treinamento funcional refere-se a todo programa de treino que deixa o indivíduo mais funcional, ou seja, melhor preparado para desempenhar tarefas da vida diária.
Estes programas são realizados com exercícios de calistenia (aqueles que usam o próprio peso do corpo para gerar sobrecarga), alongamento e também com acessórios que geram algum tipo de instabilidade, que são colocados numa base de suporte, por exemplo, o chão, onde o indivíduo irá realizar exercícios convencionais, feito flexão de braço e agachamento.
A vantagem do treinamento funcional é que ele melhora a rapidez de ativação muscular e de reajustes posturais, o que pode ser interessante para idosos (ajuda-os com o equilíbrio, evitando quedas) e para atletas de diversas modalidades, principalmente as de contato e de lances de disputa (melhora de propriocepção), como artes marciais, basquete e futebol.
Outra coisa bastante especial sobre o treinamento funcional é que ele é capaz de aumentar o número de ligações entre os neurônios do nosso cérebro, de uma maneira que nenhum programa de treino promove.