Uma dieta rica em proteína faz mal à saúde?

Embora os ganhos possam estar no topo da sua lista, é fácil esquecer como sua dieta pode estar afetando o resto do seu corpo. E com foco em alimentos ricos em proteínas, isso levanta a questão se suas escolhas nutricionais estão fazendo mais mal do que bem.

De acordo com novas pesquisas conduzidas por cientistas do Instituto de Pesquisa Médica e Saúde do Sul da Austrália (SAHMRI), uma dieta rica em proteínas foi associada a erros e a uma menor expectativa de vida.

Eles também descobriram que uma dieta baixa em proteínas e rica em carboidratos poderia levar a uma vida mais longa e saudável ​​- com melhor função cerebral.

“A ciência sabe há algum tempo que comer demais, em particular proteína, reduz a expectativa de vida; e agora sabemos por quê”, diz o líder do tema de Nutrição e Metabolismo da SAHMRI, Professor Christopher Proud.

“Nossa equipe demonstrou que o aumento dos níveis de nutrientes acelera a síntese de proteínas dentro das células. Quanto mais rápido esse processo ocorrer, mais erros serão cometidos. É semelhante às atividades cotidianas como dirigir – quanto mais rápido você for, maior a probabilidade de cometer um erro.”

“O acúmulo resultante de proteínas defeituosas dentro das células compromete a saúde e reduz a expectativa de vida”.

“Os carboidratos têm uma má fama, especialmente em relação à dieta, mas a chave é o equilíbrio e saber a diferença entre ‘bons’ carboidratos e ‘maus’ carboidratos”, continua o professor Proud.

“Comer carboidratos ricos em fibras, como os encontrados em frutas, vegetais, grãos e sementes não processadas, produzirá os benefícios mais saudáveis. Isso é semelhante à tradicional dieta mediterrânea, que tem ligações bem estabelecidas com a longevidade”.

“Nós já sabíamos que a baixa ingestão de alimentos prolonga a vida, mas em nosso estudo, esse efeito foi perdido quando removemos o link pelo qual a nutrição afeta a precisão da síntese de proteínas, revelando, portanto, como a super-nutrição pode reduzir a expectativa de vida”, acrescenta o professor Proud.

“Nossas descobertas também mostram como um menor consumo de proteína poderia promover a longevidade nas pessoas.”

Se você está pensando em ganhar músculos, perder peso ou aumentar a sua resistência física, marque uma consulta com a nossa Nutricionista Karine Lins. Consulte a Recepção.