Por que manter um diário alimentar?

É um fato bem conhecido da natureza humana que, quando nos sentimos responsáveis ​​por algo, é mais provável que o façamos. Diários alimentares não são diferentes. O simples ato de lembrar e anotar atentamente todas as coisas que comemos nos faz perceber que comer certos alimentos, ou grandes quantidades, talvez não seja necessário.

De fato, vários estudos científicos mostraram que aqueles que mantêm um diário alimentar têm mais probabilidade de perder peso do que aqueles que não têm, e são mais propensos a manter esse peso a longo prazo.

Manter um diário alimentar faz com que você enfrente seus hábitos alimentares. A verdade é que a maioria das pessoas não percebe quantas de suas calorias diárias provêm de uma alimentação simples e irracional. Um bom exemplo é comer um saco inteiro de batatas fritas assistindo a um filme.

O registro de tudo que você come coloca em foco os grupos de alimentos que você está comendo demais, fornecendo informações úteis sobre como você pode corrigir o equilíbrio daqui para frente.

Como começar um diário alimentar?

A melhor coisa a fazer é manter um registro de tudo o que você come e bebe sem alterar sua dieta em primeiro lugar. Isto é particularmente útil se você, honestamente, não sabe onde você está indo errado com seus hábitos alimentares, e será uma boa prática quando você se acostumar a extrair as informações que precisa para o seu diário.

Para aproveitar ao máximo o registro de alimentos, anote tudo o que você come e bebe em um dia.

Por tudo, queremos dizer ABSOLUTAMENTE TUDO o que passa pela sua boca precisa ser anotado. Quantidades, volumes, peso, valor calórico aproximado (se ele saiu de um pacote, ele terá essa informação no verso). Você também deve anotar os horários em que come/bebe.

Manter um registro de alimentos tem várias vantagens:

Isso mostra exatamente o que você está comendo. Ninguém tem que ver isso a não ser você e seu nutricionista. Contanto que você seja honesto, isso lhe dará uma ótima idéia do que e quanto você está colocando em seu corpo podendo ajudar a perder (ou ganhar) peso e identificar lanches problemáticos ou grupos de alimentos que você come em excesso (ou não).

Seu diário pode ajudar a planejar suas refeições, revelando tendências na maneira como você come e momentos que você sente mais necessidade de um lanche, então você pode se planejar adequadamente.

Ele vai mostrar o que você está perdendo, como legumes ou frutas, ou se você não come proteína suficiente. Tudo será revelado.

Um diário alimentar mantém você no caminho certo, tornando-o RESPONSÁVEL por tudo que você coloca em sua boca. Cada mordida que você dá tem uma consequência, e com o conhecimento de onde você está errando, você vai pensar duas vezes sobre cada escolha de alimento.

Lembre-se: toda vez que você come, você tem a chance de tomar uma boa decisão.

Como manter um registro de alimentos:

  • Anote tudo o que você come e bebe (sim, suco, café etc, tudo conta!)
  • Escreva refeições / lanches assim que os consumir
  • Volumes de notas, pesos aproximados, quantidades ou número de itens consumidos – é tudo sobre o tamanho da porção
  • Anote o tempo que você come / bebe
  • Tente descobrir a quantidade de calorias na sua comida
  • Não se esqueça de incluir molhos, condimentos e aquela colherada extra de açúcar sobre o cereal pela manhã.

Com o diário alimentar em mão, leve-o ao seu nutricionista para que ele possa guiá-lo com as melhores escolhas alimentares e apontar algumas mudanças simples que você pode fazer imediatamente.