Exercício físico pode aumentar o colesterol HDL?

O HDL, conhecido como “bom” colesterol, é muito benéfico para a saúde. Em primeiro lugar, é um grande aliado na lutar contra qualquer doença cardiovascular como hipertensão ou ataque cardíaco. Também possui propriedades antioxidantes, uma vez que renova grande parte do suprimento sanguíneo e fortalece as defesas.

Por esta razão, há muitas pessoas que tentam aumentar as taxas deste tipo de colesterol, realizando uma dieta saudável e equilibrada em todos os tipos de nutrientes, como certas leguminosas ricas em fibras ou frutas como o abacate.

No entanto, a parte negativa é que a genética desempenha um papel importante neste assunto e, portanto, não há nenhuma fórmula mágica para aumentá-lo. É verdade que alguns medicamentos estão disponíveis para ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, mas é difícil aumentar o HDL efetivamente.

É importante notar que os níveis de colesterol HDL podem variar ligeiramente dependendo da idade e sexo da pessoa. No caso de jovens com menos de 19 anos, um nível ideal é superior a 45mg/dl, e para adultos ideal deve ser superior a 60mg/dl.

O aumento do colesterol HDL está relacionado ao esporte.

Existem estudos que garantem que qualquer atividade física está intimamente relacionada a um aumento no colesterol HDL. Este é o caso da pesquisa realizada pela Universidade Ochanomizu de Tóquio em 2007, onde mais de 1400 pessoas com idades entre 23 e 75 anos foram testadas. Os resultados mostraram, pela primeira vez, que as pessoas que se exercitaram diária e constantemente aumentaram seus níveis de colesterol “bom” em cerca de 2,53mm/dl.

Este estudo também mostrou que a produção de colesterol HDL está mais relacionada à duração do exercício do que à intensidade do mesmo. Isso significa que as sessões mais longas (entre 60 e 120 minutos) foram mais eficazes no aumento desse tipo de colesterol.

Então, o que você está esperando? Venha conferir as nossas aulas coletivas de deixe a Ecohit contribuir para o aumento do seu BOM COLESTEROL!