Comer tarde da noite causa ganho de peso?

Como diz a lenda… Se você está tentando perder peso, não coma antes de dormir.

A ideia é que o seu metabolismo diminui à noite para se preparar para o sono. O que significa que, se você fizer um lanche antes de ir dormir, a comida ficará em seu estômago durante toda a noite e, a menos que você seja um sonâmbulo, não vai queimar sua refeição e sua comida se transformará em gordura. É por isso que a sabedoria convencional aconselha não comer tarde da noite, resumindo na citação: “Tome café da manhã como um Rei, almoce como um Príncipe e jante como um Mendigo”. Existe alguma verdade nisso?

Pessoas que tentam perder peso evitam comer tarde da noite, mas há estudos para apoiar isso?

Hoje, estamos lidando com essas questões: Qual o efeito de comer tarde da noite em nossos corpos? Devemos jantar mais cedo para perder de peso? Um grande café da manhã é a resposta? Onde o jejum intermitente se encaixa em tudo isso?

Vamos começar.

Você deve comer tarde da noite?

Para responder à nossa pergunta sobre se uma refeição tarde da noite vai aderir ao seu intestino, será útil explorar de onde vem esse conselho.

Tudo se resume ao nosso ritmo circadiano, que diz aos nossos corpos que hora do dia é. Se tudo estiver funcionando corretamente, durante o dia você se sentirá alerta. À noite, quando é hora de relaxar e dormir, você começará a se sentir cansado. Pense nisso como um relógio interno que ajuda a priorizar funções corporais. Acordar, comer, dormir, etc.

Então, o que isso tem a ver com a comida da madrugada?

O argumento é que ter comida depois de uma certa hora vai contra o nosso relógio biológico. Comer fora do nosso ritmo circadiano significa que nosso metabolismo pode não estar funcionando adequadamente. O que poderia levar ao ganho de gordura. Essa é a essência do argumento contra comer tarde da noite.

Pode haver alguma evidência de que isso é verdade?

Experimentos em ratos apoiam a hipótese de que comer tarde da noite causa ganho de gordura. Nesses experimentos um grupo comeu durante as horas normais de vigília. O outro, à noite, contra o relógio circadiano normal. Todo o resto permaneceu constante, incluindo o seu exercício e atividade. Os ratos comendo madrugada ganharam mais peso.

Estas são observações interessantes, mas elas contam toda a história? Será que todo o nosso conhecimento que envolve comer tarde da noite depende da experimentação com camundongos?
Existem alguns estudos em seres humanos que mostram uma correlação entre a ingestão tardia e o ganho de peso. E novamente, aqueles que comem tarde da noite tendem a ganhar mais peso do que aqueles que não o fazem.

Mas, há alguma coisa fisiologicamente diferente em comer calorias à noite em comparação com o dia?

Vejamos. Vamos falar sobre o seu metabolismo desacelerar à noite. Geralmente é nisso que o conselho sobre pular refeições noturnas se baseia. Se você comer tarde, quando seu metabolismo estiver diminuindo naturalmente, é mais provável que a comida seja armazenada como gordura em vez de ser queimada.

Isso não é verdade. Seu corpo gasta muita energia quando você dorme!

Por exemplo, o processo de REM (Rapid Eye Movement) queima um pouco de energia, porque nossos cérebros são muito ativos durante este estágio. Esta é também a fase do sono onde você mais sonha. Então, quando você está sonhando que está lutando contra um dragão, você está queimando calorias. Claro que não tanto quanto se você estivesse realmente lutando contra um dragão, mas o suficiente para manter o seu metabolismo envolvido.

Além disso, nossos corpos realizam muitos reparos em nossas células, tecidos e músculos à noite. Tudo isso requer calorias.

Seu corpo também precisa fazer coisas normais, como respirar, bombear sangue, manter todos os órgãos funcionando e roubar os cobertores de seu parceiro. Quando você considera tudo isso, seu metabolismo só diminui cerca de 15% durante a noite. E mesmo assim, esse “suspiro” de 15% de desaceleração, não é suficiente para aumentar a probabilidade de você engordar comendo mais à noite do que durante o dia. É o que dizem os pesquisadores da Oregon State University. Eles fizeram estudos em macacos, mas a conclusão desses estudos corresponde a outras pesquisas sobre o assunto.Se você procurar bastante, encontrará estudos que mostram que comer tarde da noite realmente aumenta seu metabolismo durante a noite. Afinal de contas – seu corpo precisa queimar calorias para processar as calorias que você acabou de consumir, certo?
Isso também faz sentido!

Então, se o nosso metabolismo ainda está correndo quando dormimos, e as calorias não têm um impacto maior à noite. Mas o que há com a correlação entre comer tarde da noite e ganho de peso em humanos? Por que as pessoas que comem à noite tendem a ganhar mais peso em comparação com as que não comem?

Mais importante do que quando você come, é quanto você come.

Então, o que está causando comedores de fim de noite para ganhar mais peso, se não é um metabolismo lento? Na verdade, é uma resposta simples: comer qualquer coisa entre o jantar e a hora de dormir é considerado uma refeição extra e refeições extras equivalem a mais comida, o que equivale a mais calorias. O que poderia levar a mais ganho de peso.

As pessoas que comem tarde da noite comem essa refeição, além de todas as outras refeições. Elas estão comendo mais e, assim, seu corpo está ganhando peso. O momento da refeição é irrelevante, o que importa é o total de calorias consumidas!

Para reiterar: não é uma resposta fisiológica aos alimentos após uma determinada hora que causará ganho de peso. É só que aqueles que comem tarde da noite provavelmente estão comendo mais do que aqueles que não comem. Se um lanche tarde da noite ajuda você a comer refeições menores durante todo o dia, ótimo! No entanto, estes lanches tarde da noite são apenas calorias extras em cima das refeições já comidas. Algo que fazemos sem pensar, sem intenção real. E isso pode ser uma receita para o desastre.

Essa é a preocupação real da alimentação tarde da noite: calorias extras consumidas. Não que o metabolismo do nosso corpo desacelere para os níveis de hibernação à noite. É que provavelmente não estamos planejando essas calorias extras à noite.

Isso não é tudo. Há também o tema das escolhas alimentares a serem consideradas. Muitos lanches noturnos que as pessoas comem provavelmente são junk food. Como diz a médica bariátrica Caroline Cederquist, “à meia-noite, as pessoas raramente fazem frango e salada. Eles , alimentos ricos em gordura ou açúcar que nossos corpos armazenam de forma tão eficaz quanto a gordura.
Então, se você vai comer tarde da noite, fique com uma comida saudável sempre que possível. Legumes, frutas frescas, etc. Fique longe de junk food processado, o que parece ser o verdadeiro perigo de comer antes de dormir. Comer uma maçã com um pouco de pasta de amendoim antes de dormir é muito diferente dos biscoitos.

Mas vamos também ser realistas aqui, porque todos gostam de junk food. Se você quiser comer sorvete ou comer um biscoito antes de dormir, vá em frente! Basta se planejar para o dia seguinte, tomando um café da manhã significativamente menor.

Se todo esse assunto sobre o horário das refeições e comer comida saudável te estressa e você quer saber exatamente o que fazer, podemos ajudar! Marque uma conversa com a nossa nutricionista na recepção.