A liberação de hormônios durante o sono

O sono é muito importante para o ganho de massa muscular, pois é durante esse período que o corpo se nutre de forma a repor as células perdidas, construindo tecidos e células. Os músculos se constroem, principalmente após a liberação de hormônios que estimulam a construção celular. Estudos já mostraram que na infância, 90% do hormônio do crescimento (GH) é produzido durante a primeira fase do sono profundo. Para adultos, a maioria dos lançamentos diários de testosterona nos homens ocorrem durante o sono também.

Segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos e publicado no Journal of the American Medical Association, foram feitas pesquisas em homens que dormem menos de cinco horas por noite e que tiveram sua produção de testosterona reduzida em cerca de 15%, o que diminui a libido além de influenciar na massa muscular, densidade óssea e os riscos de doenças causadas pelo baixo nível de testosterona.

Leia também esse artigo para saber o quanto a testosterona é importante e pode influenciar positivamente no ganho de massa muscular

Todas as fases do sono são necessárias para que o corpo se refaça do estresse, físico e psicológico, passado durante o dia. Por isso, as fases são importantíssimas para que o praticante de musculação consiga ter os benefícios esperados pelo treino, pois de nada adianta treinar intensamente, alimentar-se bem e suplementar a alimentação, ter uma vida regrada, e não fazer a reconstrução celular durante o período de sono, ganhando, assim, gordura e diminuindo a atuação da insulina, que quebraria a glicose, não deixando esta virar reserva corporal.

Por isso, o treino completo engloba os exercícios físicos, a alimentação equilibrada, a hidratação e os ciclos completos do sono. Para conseguir os benefícios reais da musculação é necessário ter uma boa noite de sono, para que esta construa as células perdidas, aumentando as fibras dos músculos, além de proporcionar a manutenção de todas as funções do corpo, as quais nos mantêm saudáveis.

<< voltar