A escolha de uma boa academia

Escolher uma boa academia para fazer seus exercícios é um fator determinante para que você continue estimulado a praticar as suas atividades físicas. Sendo assim, priorize não apenas uma a estrutura com uma boa distribuição de espaços, mas também a qualidade dos profissionais, o tipo de atendimento, a segurança e a localização da academia, para somente depois, avaliar as questões relacionadas ao preço da mensalidade.

De acordo com pesquisas realizadas, em geral, os principais fatores que determinam a escolha da academia são os seguintes:

Localização – Por razões óbvias de comodidade no sentido de se evitar perda de tempo, a academia é escolhida em função da sua localização, devendo a mesma estar situada em um raio de até 6 quilômetros da residência ou trabalho.

Equipe técnica – A academia dever contar com uma equipe de profissionais plenamente capacitados, que possam orientar adequadamente os usuários dos equipamentos, bem como explicar como os exercícios que devem ser feitos, dando suporte para troca de pesos e a intensidade das séries.

Equipamentos e higiene – Os equipamen-tos devem ser modernos, ter boa qualidade (preferencialmente de marcas reconhecidas), e devem estar sempre limpos, higienizados com álcool ou substâncias bactericidas. Os vestiários e banheiros, além de espaçosos e bem iluminados, com armários individuais, devem estar sempre limpos.

Além dos fatores mencionados, observamos que as pessoas buscam muito mais do que uma simples academia para realizar as suas atividades físicas. Elas buscam um local que lhes ofereça alternativas complementares de lazer e bem-estar, tais como: espaço de convivência, lanchonete de alimentos saudáveis, lojas de suplementos e acessórios de fitness, espaço para a prática de Pilates, etc., bem como um horário de funcionamento de lhes permita conciliar seus compromissos.

Além disso, observamos que atualmente tanto os jovens quanto as pessoas mais idosas, determinam suas escolhas influenciadas pelas questões ambientais. A academia deve pautar suas ações com base nos princípios de sustentabilidade ambiental, evitando o desperdício de recursos naturais e controlando impactos ambientais associados as suas atividades. De fato, somente assim estaremos praticando o exercício de cidadania ambiental.