Novidades
sexta, 02 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente Vamos celebrar?

Dia Mundial do Meio Ambiente

Vamos celebrar?

Por: Dora Abreu

Consultora Ambiental - Mestre em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais

 

Em 1972, quando muitos problemas ambientais já se manifestavam ou se agravavam no mundo, representantes de diversas nações se mobilizaram para realizar a 1a Cúpula da Terra, a qual aconteceu em Estocolmo, Suécia e ficou conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.  O evento foi considerado um marco histórico já que, pela 1ª vez, governantes de diversos países se mobilizaram para discutir a situação ambiental do planeta.  Devido à importância do evento, que teve início no dia 05 de junho de 1972, esta data foi escolhida para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Atualmente, as comemorações ocorrem de forma variada, em todos os lugares do mundo e até se estendem por mais tempo. Assim, celebra-se a Semana do Meio Ambiente ou mesmo o Mês do Meio Ambiente.

Devido ao fato de ainda haver uma forte associação do conceito de meio ambiente com aspectos que incluem a natureza, estas comemorações costumam sempre incluir plantio de mudas, caminhadas ecológicas, campanhas de preservação de espécies em extinção, entre outras. Sem tirar o mérito e o valor de cada uma destas ações, é importante enfatizar que o meio ambiente envolve diversos outros aspectos, uma vez que ele é o resultado de um conjunto de processos, tanto naturais, quanto sociais, econômicos, políticos e culturais, todos eles acontecendo de uma forma interdependente, nos quais a espécie humana exerce um papel muito relevante.

Nesse sentido, no dia do meio ambiente, tão importante quanto referenciar a natureza, é refletir sobre o papel que cada um de nós exerce no sistema social no qual estamos todos inseridos. Se este sistema incentiva o consumismo exagerado, as vaidades excessivas, a falta de solidariedade e a competição econômica entre as nações, é certo que surgirão problemas ambientais, conflitos e relações sociais degradadas. Será que contribuímos para apoiar e fortalecer este tipo de sistema?

Uma boa forma de comemorar o Dia do Meio Ambiente seria parar um pouco para observar como se encontra o nosso ambiente interior. Ele está poluído, repleto de sentimentos negativos? E a natureza da nossa alma? Ela é agressiva, explosiva a ponto de contaminar os diversos ambientes que frequentamos? De nada adianta sermos dóceis com os nossos animais de estimação e extremamente cuidadosos com as plantas que cultivamos nas nossas casas, se saímos por ai espalhando a nossa poluição interna.

E não vale dizer que uma ação individual não fará diferença diante da imensidão de problemas socioambientais que a sociedade moderna enfrenta. Para aquele que será diretamente afetado pela sua ação, isto fará muita diferença!

Assim, para celebrar bem este dia, não devemos economizar sentimentos e ações positivas porque elas são contagiantes e possuem o poder de mudar muita coisa, ainda que seja para uma ou para um pequeno grupo de pessoas ou de outras espécies.

Uma simples ação positiva pode inspirar e mobilizar o outro para atuar como multiplicador de ações similares. E em minutos poderão ser vários fazendo a diferença para muitos outros, ou mesmo para o mundo!

Considerando que cada um de nós é parte integrante do meio ambiente, vamos celebrar esta data tão especial vestindo nossa melhor “roupa”, colocando o nosso melhor “perfume” e saindo por aí mudando para melhor tudo aquilo que nos cerca!

 

FELIZ DIA DO MEIO AMBIENTE!